Cumbe

Cumbe Concurso - Menção Honrosa

Neste projeto da Maquinar o qual tivemos a honra de participar ganhamos a menção honrosa. Segue um breve relato:

De forma a atender o objetivo do concurso para projetar chalés de turismo comunitário no Cumbe, Ceará, concebemos estruturas modulares independentes para hospedagem. Contemplando os 7 lotes, de dimensões distintas, projetamos três tamanhos de casas: P, P e G, com 01, 02 e 03 quartos respectivamente. Todas com banheiro (s) e varanda. A partir do módulo simples, se replicam.

Proporcionando assim, versatilidade de implantação nos diferentes lotes e abrindo as portas da comunidade para receber os diversos tipos de visitantes. O projeto levou em consideração as recomendações de qualidade e segurança de rede Tucum de turismo. Pensando no custo, sustentabilidade e geração de trabalho, desenvolvemos um sistema construtivo simples.

Utilizamos materiais da região com baixo impacto ambiental e custo. Toda a estrutura da casa e telhado são de madeira. As telhas de fibro barro podem ser feitas no local. As paredes são de pau a pique.

Utilizamos a arquitetura para proteger a casa do sol, usar a luz natural, captar a água da chuva e descartar resíduos. Usamos para o descarte das águas negras o sistema de bacia de evapotranspiração, e para as águas cinzas optamos pelo círculo de bananeiras.

Posicionamos os telhados, de modo a aproveitar os ventos para a ventilação e instalamos hélices, podendo ser produzidas por moradores. Estas conectadas a uma bateria gera energia elétrica.

Local: Cumbe, Ceará

Prêmio Maquinar

Data do projeto: 2018

Equipe:
Studio Meyer arquitetura
Joaquim Meyer e Rafael Martins